No episódio Dia 40, o tema é pesquisa, sua importância e suas limitações. A motivação para a escolha do assunto foi a divulgação sensacionalista e com fins escusos que acabou acontecendo de estudos com anticoagulantes no tratamento do novo coronavírus, bem como mais um vazamento de dados relacionados às pesquisas com remdesivir, outro fármaco que aprece como alternativa no tratamento da Covid-19. A partir de um artigo publicado na Science, o debate abrange ética e qualidade na pesquisa.

Quarentena

Quarentena é um resumo diário de notícias sobre a pandemia covid-19, comentado com dados complementares e checagem das informações. O podcast traz também os dados da evolução doença no Brasil e no mundo, dicas e orientações e uma pesquisa em destaque a cada edição. O programa é uma produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).