Podcast – Mídia e Ciência – Episódio 13: É Fantástico?

Podcast – Mídia e Ciência – Episódio 13: A teoria do agenda-setting, proposta originalmente em 1972, por Maxwell McCombs e Donald Shaw, é uma das formas de buscar compreender o papel e os efeitos da mídia nas sociedades contemporâneas. A premissa básica é que a mídia pode até não ser capaz de nos dizer o que pensar, ou como pensar sobre um determinado assunto, mas ela define os temas de debate a serem colocados em evidência na agenda pública. Assim, é objetivo das estratégias de relações públicas pautar a mídia, para que esta paute a opinião pública.

Na semana que passou, a comunidade científica brasileira – em parceria com alguns jornalistas engajados na causa – deu um show de agenda-setting. Claramente orquestrado, o discurso sobre a situação dramática da C&T brasileira diante dos sucessivos cortes orçamentários e contingenciamentos de recursos começou a ganhar visibilidade a partir do dia 11 de julho, quando foi realizado seminário na Câmara dos Deputados organizado pela Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, e os dirigentes dos 19 institutos de pesquisa vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) publicaram manifesto sobre os riscos de interrupção de suas atividades diante da falta de recursos.

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