Na próxima quinta-feira (3/12), às 10h, “Quarentena ao Vivo” recebe pesquisadores das áreas de Psicologia e Psiquiatria para conversa sobre pressões sociais e distanciamento físico

Acontece na próxima quinta-feira (3/12) nova edição do projeto “Quarentena ao Vivo”, com o debate intitulado “Vou ou não vou? Escolha, pressão social e saúde mental na pandemia”. A conversa, a partir das 10 horas, contará com a participação de Jair Borges Barbosa Neto e Luciana Nogueira Fioroni, docentes, respectivamente, dos departamentos de Medicina e de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Com a volta do crescimento dos números de casos de Covid-19 no Brasil e a proximidade das festas de fim de ano, crescem os relatos de pessoas angustiadas diante da decisão de comemorar ou não junto a familiares e amigos. Mesmo antes desta retomada, a pressão social sobre as pessoas que seguiam cumprindo todas as recomendações de distanciamento já era grande, e outras questões surgiam, como a preocupação de mães e pais com a saúde mental e o desenvolvimento de crianças e adolescentes depois de tantos meses de isolamento.

A conversa com Barbosa Neto e Fioroni tratará destes e outros tópicos, falando sobre os fatores que têm impacto sobre a forma como tomamos decisões, como lidar melhor com dúvidas e incerteza e, também, sobre a importância de estar bem informado e poder se responsabilizar pelas escolhas feitas e suas consequências. Os convidados devem tratar também das preocupações e possíveis impactos da pandemia sobre a saúde mental de todas as pessoas.

“Quarentena ao Vivo” é uma realização do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. O projeto é um desdobramento do podcast Quarentena, produzido pela equipe do LAbI e veiculado diariamente há mais de oito meses. As conversas do “Quarentena ao Vivo” são transmitidas pelas redes sociais do LAbI – Facebook e canal ClickCiência no YouTube –, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e as pessoas participantes podem interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

“Quarentena” e “Quarentena ao Vivo” têm o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nesta edição, o projeto tem parceria também com o InformaSUS, projeto de extensão na área de Comunicação em Saúde da UFSCar. O LAbI também já produziu uma grande quantidade de vídeos de divulgação científica no contexto da pandemia, e toda essa produção pode ser conferida no site do Laboratório, em www.labi.ufscar.br.