Quatro vídeos produzidos pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão concorrendo na Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Mostra integra as atividades da SBPC Jovem, parte da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC.

Além de três vídeos escolhidos por um júri selecionado pela SBPC, outros nove vídeos serão escolhidos por votação popular no canal da Mostra no YouTube, aberta até o dia 20 de novembro. As equipes responsáveis por esses 12 finalistas participarão de sessões online ao longo da última semana da Reunião Anual, entre 1 e 5 de dezembro, e os três mais votados, um em cada categoria (Drops, Curta e Média Metragem), terão uma sessão especial no encerramento da Reunião, em 5 de dezembro.

Na categoria Drops, uma das produções do LAbI concorrentes integra os esforços do Laboratório de produzir material informativo para a comunidade surda durante a pandemia. O vídeo, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), traz orientações e instruções sobre a relevância do uso de máscaras na proteção contra a Covid-19 e a forma adequada de uso. O vídeo pode ser conferido neste link e, para votar, é só clicar no sinal de “Gostei”.

Também na categoria Drops, o LAbI participa com episódio integrante de série com 45 vídeos com Perguntas e Respostas sobre a Covid-19 e temas relacionados, respondidas pelo docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar Bernardino Geraldo Alves Souto. O vídeo também tem interpretação em Libras, proporcionada por uma parceria com o Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (Latravilis) da UFSCar, estabelecida no âmbito do projeto InformaSUS. Esta produção pode ser conferida AQUI.

Já na categoria Curta Metragem, uma das produções do LAbI incluídas é um episódio da série Coronaoquê?, voltada às crianças. A animação fala do processo de desenvolvimento de vacinas e, como acontece em todos os episódios da série, reforça também a importância das medidas não farmacológicas no enfrentamento da pandemia, especialmente o distanciamento físico. O vídeo pode ser conferido e votado neste link.

A quarta produção, também na categoria Curta Metragem, é uma animação com instruções sobre o uso da máscara que aborda desde os cuidados na colocação e retirada, tempo de uso e comportamentos a serem evitados, até os procedimentos de higienização, no caso das máscaras reutilizáveis. A produção pode ser conferida AQUI.

Desde o início da pandemia, o LAbI já produziu mais de uma centena de vídeos voltados à disseminação de informação de qualidade sobre a Covid-19 e, também, à divulgação da Ciência produzida no Brasil. O Laboratório também realiza o podcast Quarentena, veiculado diariamente há mais de 200 dias, e o projeto Quarentena ao Vivo, de lives sobre temas relacionados à pandemia. Toda essa produção tem o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e pode ser conferida no site do LAbI, em www.labi.ufscar.br.