No Brasil, estima-se que mais de um milhão de pessoas vivam com a doença de Alzheimer, representando aproximadamente 7,6% da população com mais de 65 anos. No mundo, cerca de 55 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência, sendo o Alzheimer responsável por 60% a 70% desses casos, com aproximadamente 33 a 38 milhões de pessoas. Com o envelhecimento global da população, a expectativa é de que esse número possa triplicar até 2050.

Neste vídeo, falamos sobre como funciona a memória, o que são doenças neurodegenerativas e apresentamos informações importantes sobre a doença de Alzheimer: suas fases, o que é possível fazer para retardar seu avanço, o impacto da doença no dia a dia e onde familiares e amigos podem buscar apoio para lidar com essa condição ao lado dos pacientes.

Com produção do Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), em parceria com o Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN/UFSCar), este vídeo é um convite à empatia, ao entendimento e ao cuidado.