LAbI TV dissemina notícias em espaços de grande circulação de pessoas

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), atuante há 13 anos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), inova mais uma vez em seus esforços de disseminação do conhecimento científico junto a diferentes públicos, desta vez em experiência que explora um novo canal para promover a circulação de informação de qualidade: a chamada mídia indoor, concretizada em televisores instalados em espaços de grande circulação de pessoas, que exibem conteúdo imagético e textual, sem som. Até o momento, o projeto está instalado somente no Campus São Carlos da UFSCar, em cinco locais distintos, mas a ideia é expandir o número de aparelhos, inclusive para o ambiente externo à Universidade.

A LAbI TV é inspirada em programações como as exibidas no sistema de transporte metroviário na cidade de São Paulo e em aeroportos. O conteúdo exibido inclui a chamada para notícias publicadas em outros veículos de comunicação, vinhetas com campanhas de interesse público e vídeos legendados. “O diferencial é que utilizamos esse canal para a divulgação científica, associando as notícias sobre a pesquisa que é realizada na UFSCar, no Brasil e no mundo a informações de outras áreas e serviços como, por exemplo, agenda de eventos, de modo a ser útil e, assim, atrair a atenção das pessoas que passam por esses locais”, relata Adilson de Oliveira, Coordenador Geral do LAbI. “Além de buscar aumentar a visibilidade do grande volume de produtos de divulgação que desenvolvemos semanalmente no LAbI, também priorizamos, nos outros conteúdos selecionados, materiais de qualidade que não estão na grande mídia, como, por exemplo, vídeos produzidos pela Fapesp [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo]”, complementa Tárcio Minto Fabrício, Coordenador de Conteúdo do Laboratório.

As notícias selecionadas são organizadas em quatro editorias: Educação, Pesquisa, Cultura, Eventos e Tudo. Já as campanhas tratam de assuntos como a importância da vacinação e os caminhos para a doação de sangue. “Com a sobrecarga de informações e, inclusive, informações de má qualidade, a curadoria de notícias ganha especial relevância. Todas as notícias que são incluídas semanalmente na programação da TV foram lidas pela nossa equipe e cuidadosamente selecionadas”, explica Mariana Pezzo, Coordenadora Executiva do LAbI, afirmando que sugestões de notícias e solicitações para a divulgação de eventos são esperadas pela equipe. O encaminhamento pode ser feito para o e-mail labitv@ufscar.br. A programação é semanal e atualizada toda segunda-feira e, para a inclusão na edição, as sugestões devem ser enviadas até, no máximo, a quarta-feira da semana anterior.

No Campus São Carlos, as TVs estão instaladas nos três Centros do campus sede, de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), de Educação e Ciências Humanas (CECH) e de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); no restaurante Tablado dos Sabores; e no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC). Os responsáveis esclarecem que outras pessoas responsáveis por espaços físicos que contem com aparelhos de televisão (ou pretendam adquiri-los), inclusive fora da Universidade, podem se tornar parceiros do projeto, e que parcerias também podem ser firmadas para a inclusão de outros conteúdos de divulgação científica. O contato pode ser feito pelo mesmo e-mail (labitv@ufscar.br). Além da exibição nos espaços físicos, o projeto pode ser conhecido também no site do LAbI, em www.labi.ufscar.br/tv [http://www.labi.ufscar.br/2019/09/06/programacao-labi-tv-9-a-15-de-setembro/].

O LAbI é um projeto de extensão do Departamento de Física (DF) da UFSCar que, atualmente, realiza suas atividades em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e com o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), ambos apoiados pela Fapesp. Mais informações em www.labi.ufscar.br.