Projeto “Quarentena ao Vivo” conversa com Sérgio Amadeu e David Sperling nesta quinta, às 10h30

Acontece nesta quinta-feira (23/7) nova edição do projeto “Quarentena ao Vivo”, com o debate intitulado “Redes colaborativas no enfrentamento da pandemia”. A conversa, a partir das 10h30, contará com a participação de Sérgio Amadeu, docente da Universidade Federal do ABC (UFABC), e David Sperling, docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP).

David Sperling é um dos coordenadores do Núcleo de Espacialidades Contemporâneas (NEC) do IAU e Presidente da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital. Atua principalmente nos seguintes temas: relações entre espaço, tecnologia e cultura; interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas; cartografias e mapeamentos; processos de projeto; e fabricação digital. Junto com outros pesquisadores do NEC, que também participarão do debate, Sperling lançou o projeto CO-LAB – Plataforma aberta de ciência e participação cidadã, no contexto de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Sérgio Amadeu integra o Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Pesquisa relações entre comunicação e tecnologia; práticas colaborativas na Internet; Inteligência Artificial e ativismo; sociedades de controle e privacidade, dentre outros temas. É um dos coordenadores do Mapa Colaborativo – Plataforma das práticas colaborativas de combate à Covid-19 e das redes de solidariedade, que já tem quase 2.000 iniciativas cadastradas de todo o Brasil.

Além de apresentar as iniciativas, os convidados serão chamados a debater, a partir desta experiência, temas como territorialização; possibilidades e implicações do uso das tecnologias no enfrentamento da pandemia; relações entre iniciativas solidárias e as políticas públicas (ou a ausência delas); visibilidade e silenciamento; produção coletiva de conhecimento, dentre outros.

“Quarentena ao Vivo” é uma realização do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As conversas são transmitidas pelas redes sociais do LAbI – Facebook e canal ClickCiência no YouTube –, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e as pessoas participantes podem interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

O “Quarentena ao Vivo” é um desdobramento do podcast Quarentena, produzido pela equipe do LAbI e veiculado diariamente há quatro meses. Os projetos têm o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), ambos centros de pesquisa vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além do podcast, o LAbI também já produziu cerca de 100 vídeos de divulgação científica no contexto da pandemia, e toda essa produção pode ser conferida no site do Laboratório, em www.labi.ufscar.br.