Nos dias 25 e 26 de maio, a Orquestra Experimental da UFSCar faz duas apresentações do Espetáculo/Concerto “Infinito em todas as direções”, inspirado nas origens da matéria, do Universo e, em última instância, da vida na Terra. O projeto é uma promoção do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), integrando suas atividades de difusão científica, com realização da Orquestra e do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. As apresentações fazem parte da programação do I Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais.

O título do concerto – “Infinito em todas as direções” – é inspirado no livro homônimo do físico Freeman Dyson e carrega com ele a metáfora do Universo e suas dimensões infinitamente grandes e pequenas, além de infinitamente belas. Partindo da ideia da Antiguidade de que os cinco elementos – Terra, Água, Fogo, Ar e Éter – seriam formadores de tudo o que existe, a apresentação conta a história da criação da matéria e da vida no Universo e em nosso planeta, aliando músicas e imagens ao conhecimento científico. Cada elemento representa um dado da criação: a Terra é a metáfora para o mundo material tal qual o conhecemos; a Água representa a origem da vida; o Fogo aparece como elemento transformador da matéria; o Ar traz a amplitude da racionalidade e inteligência humanas; enquanto o Éter leva ao espaço, ao infinito, representando a ponte entre os átomos e as galáxias.

O concerto apresenta nove músicas, sendo cinco delas inéditas, compostas especialmente para o projeto. As composições Terra, Água, Fogo, Ar e Éter são de autoria de Lenon Tagliaro, Tiago Pallone, Emiliano Sampaio, Guilherme Picolo e Vinicius Sampaio, respectivamente, com arranjos de Lucas Joly para as demais músicas. Além da performance da Orquestra, o concerto conta com projeção de vídeos produzidos pelo LAbI, também especialmente para o projeto.

Serviço

As apresentações de “Infinito em todas as direções” acontecem nos dias 25 e 26 de maio, às 20 horas e às 11 horas, respectivamente, no Teatro Florestan Fernandes, localizado na área norte da Universidade Federal de São Carlos. A entrada é gratuita e os convites deverão ser retirados com antecedência no saguão do Teatro Florestan Fernandes, nos dias 23 e 24 das 14 às 18h. Já nos dias das apresentações os convites estarão disponíveis na portaria do teatro, no dia 25 das 18h às 19h e no dia 26 das 9h30 às 10h30.