Uma pesquisa descrita em artigo publicado na revista Nature, em junho, revelou mais detalhes sobre o sono dos polvos. Em 2021, uma pesquisa do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte já havia constatado que esses moluscos, assim como nós, têm uma fase mais ativa do sono – a fase REM, sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos” – e uma mais quieta, conhecida como não REM. Dessa vez, pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão, e da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, filmaram os animais dormindo em altíssima resolução e monitoraram sua atividade cerebral durante o sono. A equipe especula que a fascinante mudança de cores da pele do polvo, quando ocorre durante o sono, pode indicar um comportamento semelhante aos sonhos.

Agradecimento: Profa. Renata Mendes – Departamento de Fisioterapia da UFSCar

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).