O cortiçol-de-namáqua (Pterocles namaqua) é uma ave que vive em regiões secas da África e precisa transportar água até seus ninhos, distantes dezenas de quilômetros. Num estudo que envolveu o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e as universidades Johns Hopkins e Harvard, cientistas investigaram como as penas da barriga da ave conseguem absorver e armazenar quantidades consideráveis de líquido. A arquitetura das penas pode inspirar a criação de produtos para coletar água em ambientes áridos e até garrafas que não deixem a água chacoalhar, úteis para a hidratação de praticantes de corrida, por exemplo.

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).