Cientistas da Universidade de Oslo, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e da Universidade de Tecnologia de Talín, esta última na Estônia, criaram um dispositivo para mapear os caminhos que a água percorre dentro e embaixo das geleiras. O equipamento pode ser útil para entender, por exemplo, como essas massas de gelo se movem e a que velocidade derretem, além da relação da dinâmica delas com o aquecimento global.

A glaciologia – o estudo das geleiras – tem entre seus desafios a deposição e recuperação dos equipamentos utilizados, já que elas ficam sob clima extremo em locais de acesso difícil. O dispositivo atual foi adaptado de um aparelho para medir a pressão da água em turbinas hidrelétricas e aguenta quedas de grandes alturas.

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).