O dia 10 de outubro é o Dia da Saúde Mental. Para marcar a data, publicamos este vídeo sobre uma pesquisa relacionada à saúde mental de adolescentes. Uma pesquisa com estudantes de ensino médio no Paraná demonstrou que atrasar em uma hora o início das aulas pode ter um efeito benéfico.

Ao longo da experiência, os alunos relataram menos cansaço, raiva, tensão, confusão e depressão e também relataram ter mais energia. Isso se explica pelo ciclo circadiano, que é afetado nessa fase da vida e torna difícil acordar cedo.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A reportagem que embasa o vídeo é do Jornal da USP.

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).