Um professor do campus de Lagoa do Sino da UFSCar notou que seus alunos da disciplina Biologia da Conservação chegavam às aulas motivados e, muitas vezes, saíam desanimados. Junto com outros pesquisadores, ele então desenvolveu um estudo sobre a eco-ansiedade – a apreensão por antecipar ameaças aos ecossistemas e luto pela perda ecológica – em estudantes de biologia.

O estudo constatou que a grande maioria dos alunos via a própria saúde mental como ruim ou péssima e que o estudo dos problemas ambientais piorava esse quadro, o que levou os pesquisadores a proporem algumas mudanças no ensino da disciplina para enfrentar o problema.

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).