Arqueólogo e historiador com formação de caráter interdisciplinar, Fabricio J. Nazzari Vicroski é professor colaborador em atividades de pós-graduação, pesquisador e responsável técnico pelo Laboratório de Arqueologia do Núcleo de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo (UFP). Iniciou seus estudos em Arqueologia na Polônia durante intercâmbio realizado na graduação, dando continuidade em sua formação em História no Brasil, buscando informações complementares que dialogassem com a Arqueologia. Vicroski conta da sua tese de doutorado junto ao Instituto de Arqueologia da Universidade de Wroc?aw (Breslávia), sobre a redução jesuítica de Santa Teresa del Curiti, e de como os impactos de episódios históricos envolvendo indígenas, jesuítas e bandeirantes refletem na sociedade até hoje. O pesquisador, de família polonesa, também comenta sobre o potencial de colaboração entre a Polônia e o Brasil, que recebe a terceira maior diáspora de poloneses no mundo.

Mais sobre o pesquisador em: http://lattes.cnpq.br/3325545692709437

Sapiência BR

Sapiência BR – Polônia é uma parceria entre o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) e a Embaixada do Brasil em Varsóvia. A série apresenta o trabalho e a trajetória de brasileiras e brasileiros que desempenham atividades de CT&I na Polônia, com foco no estabelecimento de pontes entre os dois países.