Coordenadores apresentarão o projeto, na área de Materiais e Processos Sustentáveis

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciou no final de maio 11 novos grupos de pesquisadores em universidades federais brasileiras que serão credenciados como unidades da Embrapii em diferentes áreas, com o objetivo de permitir a atuação desses grupos no atendimento a demandas e desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias no País. Uma dessas unidades está vinculada ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atuará na área de Materiais e Processos Sustentáveis.

Para apresentar o projeto e, também, dialogar e responder dúvidas da comunidade de pesquisadores da UFSCar e outras pessoas interessadas, acontece nesta quarta-feira (10/6), das 18h30 às 20 horas, evento online com a participação dos pesquisadores principais da unidade Embrapii na UFSCar. A conversa é uma realização do LAbI e será mediada pela jornalista Mariana Pezzo, Coordenadora Executiva do Laboratório.

Participam do encontro o Coordenador Geral da iniciativa, Ernesto Chaves Pereira, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar; o Vice-Coordenador, Rafael Vidal Aroca, docente do Departamento de Computação (DC) e Diretor Executivo da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar; e os coordenadores dos subprojetos da unidade: Elson Longo da Silva, do DQ (coordenador em Materiais Funcionais); Luiz Antônio Pessan, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa, coordenador em Materiais e Processos Avançados); e Arlene Gonçalves Correa, também do DQ (coordenadora em Materiais para a Indústria Sustentável). Participa também o Diretor do CCET, Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.

O projeto aprovado pela Embrapii envolve, originalmente, 32 pesquisadores da Universidade, mas novas colaborações podem ser consolidadas com as atividades em andamento. O prazo inicial é de três anos (até 2023) com recursos de cerca de R$ 4 milhões (da Embrapii, UFSCar e empresas parceiras), mas esses parâmetros também podem ser ampliados. Estes e outros temas deverão, inclusive, ser abordados no debate online.

A transmissão do evento será via redes sociais do LAbI (Facebook, YouTube e Instagram), com possibilidade de envio de questões pelo público. Mais informações também podem ser solicitadas pelo e-mail producao.labi@gmail.com.