O Prêmio Ernesto Hamburguer de Divulgação em Física, instituído pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), foi entregue ontem (24/7) para Adilson de Oliveira, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (DF – UFSCar) e Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. A entrega do prêmio ocorreu durante a Reunião anual da SBF, durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Campo Grande, MS.

Na outorga do prêmio, Oliveira apresentou uma palestra abordando sua trajetória na Divulgação Científica para uma platéia formada por pesquisadores e, especialmente, por estudantes de diversas instituições brasileiras.

Oliveira também atua na Coordenação de Difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Center for Innovation on New Energies (CINE-Shell). Desde 2006 coordena, em parceria com a jornalista Mariana Pezzo, a equipe do LAbI, responsável pela produção de instalações interativas, concertos, radionovelas e outros conteúdos de difusão científica em diversas plataformas audiovisuais. Seus projetos de divulgação já captaram mais de R$ 3 milhões em recursos.

A primeira edição da premiação teve seu resultado divulgado no dia 6 de junho pela SBF. O prêmio foi instituído em homenagem ao físico e divulgador de ciências brasileiro Ernesto Wolfgang Hamburger, recipiente do prêmio Kalinga de Divulgação Científica da UNESCO em 2000, do prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências, diretor da Estação Ciência, sócio fundador da SBF e seu vice-presidente de 1971 a 1973.