Resumo: O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) existe desde 2013, quando foi aprovado como um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O Centro reúne pesquisadores e grupos de pesquisa de nove instituições: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer (CTI).

Como um Cepid, o CDMF tem como uma de suas missões a difusão do conhecimento científico e tecnológico, desafio que não pode ser considerado trivial quando consideramos, de um lado, o quão recente é a atribuição da difusão como um dos papéis dos centros de pesquisa de ponta e, de outro, o objetivo de contribuir efetivamente, por meio das ações de difusão, para a promoção da cultura científica. No caso do CDMF, tal desafio vem sendo enfrentado com o planejamento e realização de projetos e atividades tanto no âmbito da educação escolar – com atividades no espaço escolar e, também, de formação continuada de professores –, quanto na perspectiva da educação não formal e, particularmente, por meio do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, partindo da compreensão de que o formal e o não formal são dimensões necessariamente complementares. Parte dessas iniciativas trata de conteúdos relacionados a conceitos mais fundamentais previstos nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio, mas, mais recentemente, o Centro, a partir das experiências acumuladas inicialmente, começou a planejar e/ou concretizar projetos mais diretamente relacionados à sua área específica de atuação, os quais este trabalho se propõe a apresentar. São eles: reformulação do site do CDMF (cdmf.org.br) e previsão de interação com redes sociais, para ampliar a abrangência das mensagens veiculadas; realização de concerto sinfônico inspirado na história dos materiais e, também, de documentário sobre o tema; produção de videocasts sobre as pesquisas realizadas no CDMF; e oferta de curso de especialização em divulgação científica.

Palavras – Chave: Difusão do conhecimento; Materiais funcionais; Interatividade

Descrição: OLIVEIRA, A. J. A. ; FABRÍCIO, T. M. ; PEZZO, M. R. ; MARTINS, E. . Estratégias de difusão do conhecimento produzido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais. In: 15º Congreso de la RedPOP 2017 – CONEXIONES, nuevas maneras de popularizar la ciencia, 2018, Buenos Aires. 15º Congreso de la RedPOP 2017 – CONEXIONES, nuevas maneras de popularizar la ciencia – Libro de Memorias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2017. p. 61-65.

BAIXE AQUI