Cidade, educação e ciência: possibilidades educativas dos espaços urbanos a partir das percepções de professores em formação

Resumo: O objetivo desta investigação foi identificar e caracterizar os espaços da cidade reconhecidos pelos professores em formação como espaços educativos e compreender os sentidos atribuídos por esses professores a tais espaços. Utilizamos, para tanto, documentos produzidos pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) durante uma disciplina ofertada no segundo semestre de 2014, submetidos aos procedimentos da análise textual discursiva e interpretados à luz dos referenciais das cidades educadoras. Os resultados obtidos revelam certa dificuldade dos futuros professores em identificar as diversas possibilidades educativas localizadas para além dos muros escolares, reforçando a necessidade de uma incorporação mais incisiva dessa perspectiva nas orientações curriculares tanto do Ensino Básico quanto das próprias universidades, especialmente em relação aos cursos de formação inicial de professores.

Palavras – Chave: Cidade Educadora;  Cidade educativa;  Educação não formal;  Ensino de ciências; Formação de professores.

Descrição: FABRÍCIO, T. M.; FREITAS, D. . Cidade, Educação e Ciência: possibilidades educativas dos espaços urbanos a partir das percepções de professores em formação. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, v. XIX, p. 175-200, 2017.

BAIXE AQUI