Resumo:  Há algumas décadas, no Brasil e no mundo, a ampliação da natureza e do escopo das ações de difusão da ciência, visando atingir públicos cada vez mais diversificados, vem ganhando relevância. Mais recentemente, essa difusão que vai além da comunicação entre os pares – e que, para os fi ns de nossa discussão, chamaremos a partir de agora de divulgação científica – enfrenta novos desafios, bem como ganha novas oportunidades, advindas tanto do contexto da própria produção científica, quanto dos novos canais e tecnologias de informação e comunicação.
Neste capítulo, além de debater esse cenário, nosso objetivo é apresentar a trajetória de pouco mais de uma década do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que, desde 2006, vem atuando na divulgação científica em todas as áreas do conhecimento, com produções nos mais diversos suportes e canais midiáticos. Ao longo da história, foram vários os objetivos atribuídos à atividade de divulgação científica, desde a garantia de legitimidade à própria ciência junto à sociedade e o despertar de vocações, até a promoção da participação das pessoas em processos de tomada de decisão que, cada vez mais, envolvem o conhecimento científico e tecnológico. Em sua trajetória, o LAbI veio entendendo tais
objetivos como necessariamente complementares e, em sua busca por contribuir para o alcance de tais objetivos, tem pautado sua atuação – teórica e metodologicamente – na ideia de promoção da cultura científica e das relações entre ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); na exploração criativa e crítica das narrativas para “contar histórias” sobre ciência para diferentes audiências; e na construção de pontes entre real e virtual, espaços físicos e online, analógico e digital, para a circulação dessas narrativas. Assim, inicialmente apresentamos, em uma exposição bastante breve, alguns desses referenciais, para, em seguida, falarmos de algumas das produções do LAbI concretizadas a partir deles.

Palavras – Chave: Divulgação Científica; Cultura Científica; Cibercultura; CTS; Difusão do Conhecimento; Narrativas; Tecnologia

Descrição: PEZZO, M. R. ; FABRÍCIO, T. M. ; OLIVEIRA, A. J. A. Cultura Científica e Cibercultura: a experiência do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) com narrativas de ciência nos espaços físico e virtual. In: Cristiane Porto; Kaio Eduardo Oliveira; Flávia Rosa. (Orgs.). Produção e Difusão da Ciência na Cibercultura: Narrativas em Múltiplos Olhares. 1ed.Ilhéus – Bahia: EDITUS – EDITORA DA UESC, 2018, v. , p. 67-80.

BAIXE AQUI