Professor e Doutorando da UFSCar publicam artigo na Science

André Farias de Moura, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/Cepid/Fapesp), junto ao doutorando Uallisson Silva Santos, do Programa de Pós – Graduação em Química (PPGQ – UFSCar), são alguns dos autores do artigo “Chiromagnetic nanoparticles and gels” publicado na  Science, um dos mais importantes periódicos científicos do mundo.

O artigo desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade de Michigan relata uma pesquisa – com duração de cerca de três anos –  sobre a utilização de características da quiralidade e do magnetismo dos materiais no controle da forma como a matéria interage com a luz.

De acordo com Moura, a aplicação desse método permitiu aumentar ou não a transparência de um tipo de material cerâmico, o óxido de cobalto sintetizado na presença do aminoácido L-cisteína. Ele explica que a combinação de magnetismo e quiralidade “…é a pedra de toque deste trabalho e deve levar à investigação de outras cerâmicas com propriedades magnéticas e outras moléculas quirais, buscando-se otimizar ao máximo o efeito conhecido como dicroísmo circular magnético, que é a propriedade aqui utilizada para se controlar a transparência do material na presença de campos magnéticos e também a sua atividade catalítica na presença de luz”.

Um aspecto fundamental da pesquisa foi a modelagem computacional que, segundo o pesquisador, foi integralmente realizada na UFSCar com o uso do supercomputador brasileiro SDumont (LNCC/MCTI).

“A modelagem permitiu demonstrar de maneira detalhada onde e como as moléculas se ligam, além de apresentar uma descrição precisa da forma como essas estruturas vibram e se movem e como os elétrons se reorganizam quando a luz é absorvida”, explica Moura.

A possibilidade de aumentar ou diminuir a transparência de um material como se existisse um botão do tipo liga/desliga abre um vasto campo de aplicações futuras como, por exemplo, em conexões entre fibras óticas, displays 3D e hologramas em tempo real.

Os outros autores que assinam o artigo são Jihyeon Yeom,  Mahshid Chekini, Minjeong Cha e Nicholas A. Kotov.

CDMF

O CDMF  é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Science 19 jan 2018

volume 359, issue 6373, pages 309-313.

Link: http://science.sciencemag.org/content/359/6373/309

DOI: 10.1126/science.aao7172

Destaque na Agência Fapesp: http://agencia.fapesp.br/novo_passo_em_busca_de_um_material_invisivel/27019/

Visite nossas páginas no Facebook e no Youtube