No quinto episódio da série “O que é?”, o antropólogo Piero Leirner fala sobre o conceito de guerra híbrida. Leirner é professor do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, pesquisador de temas militares e autor do livro ‘O Brasil no espectro de uma guerra híbrida’ (2020, Alameda Casa Editorial). A guerra híbrida, conceito tornado público em 2007 por dois militares norte-americanos, é uma forma não convencional de guerra travada por meios não estritamente militares, como interferência em eleições, operações jurídicas e ofensivas de propaganda, entre outros, articulando elementos institucionalizados mais associados aos tempos de paz, e visando a tornar-se um estado permanente na vida social.

“O que é?” é uma série mensal de animação, produzida pelo LAbI-UFSCar, Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico. Nos episódios anteriores, foram abordadas a biodiversidade, a gravidade e a desigualdade. Em março, o tema será guerra híbrida.

Sobre o Autor

Laboratório Aberto de Interatividade

O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.

Postagens Relacionadas