Um artigo publicado na revista PLOS One em maio descreve uma pesquisa que constatou um declínio significativo nos ecossistemas marinhos da costa sul do Brasil devido à sobrepesca e à degradação do ambiente. O estudo utilizou dados arqueológicos para comparar a fauna de milhares de anos atrás com a atual e concluiu que as populações dos animais de mais altos níveis trófico (os predadores) foram as mais afetadas. Assinam o artigo pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, da Universidade de Bonn, na Alemanha, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade da Região de Joinville (Univille) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).