Debates integram curso de Comunicação Pública da Ciência em parceria entre UFABC e UFSCar

Começa nesta quinta-feira (9/3) a série de debates online “Ciência de Divulgar Ciência”, que reunirá pessoas envolvidas com a divulgação científica – divulgadores, jornalistas, cientistas, educadores e outros profissionais – para reflexões e, principalmente, compartilhamento das diferentes experiências. A primeira edição, às 14h30 (no canal ClickCiência no YouTube), tratará da experiência de cientistas, com a participação de Adilson de Oliveira, docente no Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que atua na divulgação científica desde os tempos de estudante do Ensino Médio.

A série de debates, aberta ao público interessado, integra o curso de extensão “Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência: articulando teorias e práticas”, uma realização em parceria entre o Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a UFSCar, por meio de seu Instituto da Cultura Científica (ICC) e do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI). Com 92 horas no total, o curso, que oferecia 50 vagas, teve quase 300 pessoas inscritas. “Nós queríamos compartilhar e dividir com outras pessoas nossas experiências e reflexões sobre promoção da cultura científica faz tempo já, mas não imaginamos que a demanda seria tão grande. Ficamos muito felizes, inclusive porque um dos nossos objetivos também é contribuir para o fortalecimento de redes de pessoas envolvidas na área e, com as lives, esperamos conversar também que as pessoas que, infelizmente, não puderam se matricular no curso neste momento”, conta Tárcio Minto Fabrício, Professor Visitante na UFABC e coordenador do curso.

Além de Fabrício, também atuam como docentes no curso Adriana Pugliese Netto Lamas, docente no CCNH, e Mariana Rodrigues Pezzo, Diretora do ICC e Coordenadora Executiva do LAbI. “A formação de pessoas para a promoção da cultura científica é uma das prioridades do ICC, e esta oportunidade de participar nesta iniciativa robusta, por meio das parcerias firmadas, será muito importante para a consolidação dessa frente no Instituto. As atividades de divulgação científica ganharam visibilidade e valorização nos últimos anos, mas, para que possam atingir seus objetivos, é necessário que ampliemos as oportunidades de formação de diferentes perfis de pessoas, junto com a garantia de financiamento para essa atuação”, registra Pezzo.

Os debates online acontecerão sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, no Canal ClickCiência no YouTube, onde também ficam gravadas para quem quiser assistir depois. A programação vai até o mês de julho. Confira abaixo a programação para o mês de março.

• 9/3 – Adilson Jesus Aparecido de Oliveira – Docente no Departamento de Física da UFSCar e Coordenador do LAbI
  • 16/3 – Reinaldo José Lopes – jornalista de Ciência na Folha de S. Paulo e autor de vários livros de divulgação científica – e Bernardo Esteves – jornalista na revista Piauí e no podcast A Terra é Redonda
  • 23/3 – Germana Barata – Coordenadora do Curso de Especialização em Jornalismo Científico no Labjor/Unicamp
  • 30/3 – Luiz Bento – Divulgador na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – e Eduardo Sato – Divulgador no Instituto Principia