No primeiro episódio da série “O que é?”, o biólogo Hugo Sarmento, professor no Departamento de Hidrobiologia da UFSCar, define o que é a biodiversidade e explica que o conjunto da biodiversidade compõe a biosfera, a parte viva do nosso planeta, na qual a interação entre os organismos é um elemento muito importante. Ele também apresenta os serviços ecossistêmicos, para então contar como estão ameaçados e detalhar os diversos níveis em que ações de preservação devem ser realizadas.

Os episódios de “O que é?” são divulgados mensalmente no site do LAbI, em www.labi.ufscar.br, e nas redes sociais do Laboratório: Facebook (@labiufscar), Instagram (@labi_ufscar), Twitter (@clickciencia), YouTube (canais ClickCiência e LAbI) e Tik Tok (@labi_ciencia).

O LAbI é vinculado ao Departamento de Física da UFSCar, contando, para o desenvolvimento das suas atividades, com o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).