Vídeo estreia série ‘O que é’, lançamento do LAbI-UFSCar

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está lançando mais uma série de vídeos de divulgação científica, intitulada “O que é?”. A estreia conta o que é a biodiversidade, com explicação do conceito pelo biólogo Hugo Sarmento, professor no Departamento de Hidrobiologia da UFSCar, e animações produzidas pela equipe do Laboratório. O material é voltado especialmente às crianças e jovens em idade escolar, seus professores, bem como a todas as outras pessoas interessadas.

No primeiro episódio, Sarmento define o que é a biodiversidade, mas também explica que o conjunto da biodiversidade compõe a biosfera, a parte viva do nosso planeta, na qual a interação entre os organismos é um elemento muito importante. Ele também apresenta os serviços ecossistêmicos, para então contar como estão ameaçados e detalhar os diversos níveis em que ações de preservação devem ser realizadas. Sarmento é especialista em Ecologia aquática, coordena o Laboratório de Biologia e Processos Microbianos (LBPM) e integra o AtlantECO, projeto internacional que investiga os microrganismos presentes no oceano, por meio de expedições que reúnem pesquisadores de diferentes países, com financiamento da União Europeia.

“No LAbI, nós buscamos não só ter produtos de divulgação científica, mas também explorar novas possibilidades, investigar metodologias. ‘O que é?’ é fruto dessas pesquisas, tanto de linguagens quanto de formas de contar histórias”, apresenta o Coordenador Geral do LAbI, Adilson de Oliveira. “O conceito e a definição são elementos importantes da cultura científica e, na série, partimos deles para compartilhar não só o conhecimento, mas também esse elemento cultural, além de aproximar pesquisador e público, já que é o próprio cientista quem traz a explicação”, complementa Mariana Pezzo, Coordenadora Executiva do Laboratório.

Os episódios de “O que é?” serão divulgados mensalmente no site do LAbI, em www.labi.ufscar.br, e nas redes sociais do Laboratório: Facebook (@labiufscar), Instagram (@labi_ufscar), Twitter (@clickciencia), YouTube (canais ClickCiência e LAbI) e Tik Tok (@labi_ciencia). O episódio Biodiversidade já pode ser conferido nestes canais.

O LAbI é vinculado ao Departamento de Física da UFSCar, contando, para o desenvolvimento das suas atividades, com o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).