Marianna Birmoser Ferreira-Aulu, doutoranda na Universidade de Turku na Finlândia, apresenta seu campo de conhecimento, os Estudos de Futuros, e conversa sobre seu trabalho desenvolvendo cenários de conservação e impacto ambiental para a Floresta Amazônica no estado do Pará, Brasil. A pesquisadora comenta que, para elaborar planejamentos de longo prazo úteis em qualquer área, é preciso considerar toda complexidade desses cenários e, por exemplo, no seu trabalho, todo o contexto que envolve o local e as populações ali inseridas. Ela também reflete sobre a complementaridade entre ações que exigem a presença no local de estudo e aquilo que pode ser realizado a distância, comentando a relevância da colaboração.

Sapiência BR

Sapiência BR – Finlândia é uma parceria entre o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI – www.labi.ufscar.br) e a Embaixada do Brasil em Helsinque. A série apresenta o trabalho e a trajetória de brasileiras e brasileiros que desempenham atividades de CT&I na Finlândia, com foco no estabelecimento de pontes entre os dois países.