O Laboratório Aberto para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) e o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), ambos com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), firmaram um acordo de cooperação com a Câmara de Araraquara para a divulgação de ciência e tecnologia por meio da difusão dos conteúdos audiovisuais, produzidos pelo LAbI e o CDMF, nas plataformas de comunicação da TV Câmara de Araraquara, cuja programação é transmitida pelo Canal 17 da  NET e pela Internet por meio do Youtube e Facebook. O acordo de cooperação foi firmado em dezembro do ano passado, com apoio do Gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB).

TV Câmara Araraquara

A TV Câmara de Araraquara foi criada no ano de 2002 (Resolução Municipal nº 280), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Lei Federal Nº 8.977/1995 – Artigo 23 – I – Canais básicos de utilização gratuita: b) um canal legislativo municipal/estadual, reservado para o uso compartilhado entre as Câmaras de Vereadores localizadas nos municípios da área de prestação do serviço e a Assembleia Legislativa do respectivo Estado, sendo o canal voltado para a documentação dos trabalhos parlamentares, especialmente a transmissão ao vivo das sessões). Desde então, a TV Câmara transmite suas imagens por uma rede de TV a cabo (inicialmente pela concessionária Horizon, transformada posteriormente em Vivax e atualmente NET), com alcance restrito exclusivamente aos assinantes deste serviço de TV a cabo na cidade.

Inicialmente eram registradas (gravadas e transmitidas) apenas as sessões camarárias. A partir do ano de 2010 passou-se a transmitir também pela Internet, por meio de uma plataforma adquirida para esta finalidade, funcionando até o início do ano de 2013. Ainda em 2010 começaram as produções dos primeiros programas e quadros, dando início a composição de uma grade de programação.

O ano de 2013 marcou o início das transmissões ao vivo das Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Solenes, Cidadã e Parlamento Jovem, pela plataforma de distribuição digital de vídeos YouTube, permanecendo até o momento presente. A partir de janeiro de 2017, iniciou-se a transmissão dos eventos ao vivo também pela plataforma Facebook, sempre com o objetivo de ampliar a transparência e a divulgação dos trabalhos do legislativo e ser feita a aproximação do cidadão com o parlamento por ele eleito.

No ano de 2012 foi firmado Acordo de Cooperação Técnica (2012/073.0 – renovado: 2017/093.0), com a Câmara dos Deputados Federais e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, visando a implantação da Rede Legislativa de Rádio e TV, para a transmissão dos canais da Rede Legislativa (TV Câmara dos Deputados, TV Senado, TV Alesp e TV Câmara), na cidade de Araraquara.

Os canais da Rede Legislativa são canais institucionais, com o objetivo de ampliar a transparência dos trabalhos legislativos e aproximar o cidadão do Parlamento por ele eleito. Entre os objetivos estão a transmissão ao vivo de sessões plenárias, audiências públicas, seminários, debates, palestras e outros eventos que ocorram no Plenário da Câmara, além de programas de interesse público coletivo e social e os produzidos por sua equipe, conforme critérios estabelecidos pela legislação específica.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O Centro também recebe investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN). Sob a direção de Elson Longo, Professor Emérito da UFSCar, o CDMF reúne pesquisadores e grupos de pesquisa de nove instituições: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer (CTI).

O CDMF desenvolve pesquisas na fronteira do conhecimento por meio de um programa multidisciplinar de pesquisa básica ou aplicada de caráter inovador e tem como uma de suas missões, em parceria com o LAbI, a difusão do conhecimento científico e tecnológico para a promoção da cultura científica.

LAbI

O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia; na realização de produtos em diferentes suportes e direcionados a públicos diversos; e na produção de conhecimento sobre as metodologias adotadas.

A equipe do LAbI é formada por pesquisadores das áreas de Física, Química, Biologia, Educação e Comunicação; profissionais das áreas de Jornalismo, Produção Audiovisual e Computação; e estagiários. Além desse núcleo fixo, são articulados grupos de consultores nas áreas específicas para cada projeto desenvolvido.

O LAbI é coordenado por Adilson de Oliveira, Professor Titular do Departamento de Física da UFSCar e diretor de Educação e Divulgação Científica do CDMF; e por Mariana Pezzo, jornalista, Mestre e Doutora em Educação pela UFSCar. O pesquisador Tárcio Fabrício, Doutor em Educação pela UFSCar, é o diretor de Conteúdo do LAbI.

*Por José Angelo Antilli (Assessoria de imprensa – CDMF)