No último episódio do ano, Coletividades fala de Trabalho no Brasil e no mundo

O Brasil vive, atualmente, um cenário de estagnação do estoque de emprego formal, altas taxas de desocupação, aumento do desemprego de longo prazo e crescimento das taxas de desalento, quando a pessoa desiste inclusive de procurar um novo emprego. Nesse cenário, também aumenta a intensidade de transição da formalidade para a informalidade, e a taxa de informalidade, tradicionalmente alta no Brasil, atingiu em 2019 um pico de 45,3%. Destes trabalhadores informais, já são 17,8% os que atuam em ocupações relacionadas a aplicativos como Uber e iFood, configurando o fenômeno chamado de uberização da economia.

Para conferir sentido a esses indicadores e compreender melhor os processos por trás dos números, o último episódio de 2019 do podcast Coletividades conversa com Jacob Carlos Lima, Professor Titular do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar e Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia, e Felipe Rangel Martins, também docente do DS, ambos integrantes de Grupo de Pesquisa Trabalho e Mobilidades e do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidade (LEST).

Além dos temas mencionados anteriormente, os pesquisadores também comentam o grande esforço de pesquisa sobre contradições do trabalho na atualidade no qual estão envolvidos, com foco em três indústrias: de software, de vestuário e automobilística.

Coletividades

O podcast “Coletividades” aborda questões contemporâneas a partir do olhar da pesquisa sociológica de ponta produzida no Brasil e no mundo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Carlos (PPGS – UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação Científica e Tecnológica (LAbI) da UFSCar.