Que a religião é algo muito presente na vida de brasileiras e brasileiros todo mundo sabe. Mas, para além da experiência particular de cada um com a sua fé e as suas práticas religiosas, da convivência no seu grupo religioso próximo, qual é a presença da religião, ou melhor, das religiões, na história e na configuração atual do nosso país pensado em um sentido mais amplo?

Este é o tema do quarto episódio de Coletividades, com André Ricardo de Souza, docente do Departamento (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar, coordenador do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política, e Breno Minelli Batista, doutorando no PPGS, com orientação de Souza.

Os convidados falam sobre o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, especialmente o neopentecostalismo, e a relação desse movimento com a política e a economia brasileiras. Abordam, também, as diferentes visões econômicas, e de mundo, que emergem de conjuntos tão diferentes quanto a Teologia da Prosperidade, Teologia da Libertação e, mais recentemente, a Economia de Francisco.

Coletividades

O podcast “Coletividades” aborda questões contemporâneas a partir do olhar da pesquisa sociológica de ponta produzida no Brasil e no mundo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Carlos (PPGS – UFSCar) e o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação Científica e Tecnológica (LAbI) da UFSCar.