Apresentação, com a Orquestra Experimental da UFSCar, acontece às 20h no Centro de Ciências Agrárias

Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, a Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) faz apresentação do concerto “Infinito em todas as direções”, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade, em Araras. Inspirado nas origens da matéria, do Universo e, em última instância, da vida na Terra, o projeto é uma promoção do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), integrando suas atividades de difusão científica, com realização da Orquestra e do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. Nesta edição, o concerto fará parte da Semana dos Estudantes de Biologia (Semebio) e conta com o apoio da Direção do CCA para sua realização.

O título do concerto – “Infinito em todas as direções” – é inspirado no livro homônimo do físico Freeman Dyson e carrega com ele a metáfora do Universo e suas dimensões infinitamente grandes e pequenas, além de infinitamente belas. Partindo da ideia da Antiguidade de que os cinco elementos – Terra, Água, Fogo, Ar e Éter – seriam formadores de tudo o que existe, a apresentação conta a história da criação da matéria e da vida no Universo e em nosso planeta, aliando músicas e imagens ao conhecimento científico. Cada elemento representa um dado da criação: a Terra é a metáfora para o mundo material tal qual o conhecemos; a Água representa a origem da vida; o Fogo aparece como elemento transformador da matéria; o Ar traz a amplitude da racionalidade e inteligência humanas; enquanto o Éter leva ao espaço, ao infinito, representando a ponte entre os átomos e as galáxias.

O concerto apresenta nove músicas, sendo cinco delas inéditas, compostas especialmente para o projeto. As composições Terra, Água, Fogo, Ar e Éter são de autoria de Lenon Tagliaro, Tiago Pallone, Emiliano Sampaio, Guilherme Picoloe Vinicius Sampaio, respectivamente, com arranjos de Lucas Joly para as demais músicas. Além da performance da Orquestra, o concerto conta com narrações e projeção de vídeos produzidos pelo LAbI, também especialmente para o projeto.

Serviço

A apresentação de “Infinito em todas as direções” acontece no dia 13 de maio, às 20h, na área externa do edifício principal do Campus Araras. A entrada é gratuita e aberta às pessoas interessadas, sem necessidade de ingresso ou inscrição prévia. Mais informações sobre o concerto estão disponíveis em www.infinito.ufscar.br.