Verdades Inventadas é uma radionovela sobre ciência veiculada originalmente em 2011 na Rádio UFSCar

A radionovela “Verdades Inventadas”, produzida em 2011 pelo Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LabI – UFSCar), agora ganha as principais plataformas de podcast do mundo.

A produção, resultante do Prêmio Roquette Pinto – Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, concedido em 2010 pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) –, conta com 37 episódios narrando o cotidiano de Laura, uma pré-adolescente que vive aventuras imaginárias com personagens com cientistas e pensadores como Albert Einstein, Charles Darwin, Júlio Verne, Marie Curie e Isaac Newton.

Por meio dessas experiências – e sempre acompanhada por uma tia pesquisadora, o avô aventureiro ou um amigo – Laura acaba assimilando o conteúdo dominado por cada um desses célebres cientistas.

As aventuras de Laura também renderam ao blog da personagem uma indicação ao Prêmio The BOB’s, da rede de TV alemã Deutsche Welle em 2012.

A produção que contou com a atuação de 30 participantes, entre profissionais de áreas como comunicação, rádio e dublagem, além de estudantes da UFSCar, será disponibilizada diariamente nas plataformas Itunes, Stitcher, Google podcasts, Spotfy, Digital podcast, Radio public, entre outras.

Para além dos episódios, as aventuras de Laura continuam nas redes sociais da personagem principal da produção no Facebook e no Twitter , além de seu blog.

O LAbI é um dos parceiros do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).