Geógrafo, pesquisador de pós-doutorado no Instituto Leibniz de Ecologia Aquática e Pesca em Águas Doces – IGB –, em Berlim, Igor Ogashawara conta como uma trajetória iniciada ainda no Ensino Médio o levou à área de sensoriamento remoto para monitoramento da qualidade da água. Ele comenta os métodos utilizados no sensoriamento, sua importância e vantagens em relação ao monitoramento tradicional, e apresenta o projeto Connect, de monitoramento de lagos conectados por rios. Ogashawara também fala de cooperações com o Brasil e sua relevância para o País.

Mais sobre o pesquisador em: www.igb-berlin.de/en/profile/igor-ogashawara

Sapiência BR

Sapiência BR – Alemanha é uma parceria entre o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) e a Embaixada do Brasil em Berlim. A série apresenta o trabalho e a trajetória de brasileiras e brasileiros que desempenham atividades de CT&I na Alemanha, com foco no estabelecimento de pontes entre os dois países.