Resumo: O museu “Caminhos do Conhecimento”, desenvolvido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI – UFSCar), oferece outras possibilidades de mediação entre diferentes públicos e o conhecimento científico, para além das já consolidadas em museus e centros de ciência tradicionais. A abordagem utilizada na concepção do museu amparou-se em muito nos referenciais das Cidades Educadoras e da educação com enfoque CTSA, na medida em que foca seu olhar no potencial educativo dos espaços – em especial aqueles que possibilitam compreensões, reflexões e experiências mais aprofundadas das complexas inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – e em suas representações sociais.

Para tanto, o projeto propõe itinerários sobre as ciências a serem percorridos no campus da Universidade. Tais itinerários são indicados por placas de sinalização do projeto que, além de apresentarem textos de grandes cientistas e pensadores, contêm QR codes (códigos gráficos que direcionam a sítios na Internet) que permitem o acesso – com o uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets – a conteúdos em vídeo e textos produzidos exclusivamente para o museu, relacionados às áreas científicas dos locais onde se encontram. Ao acessar o código pela primeira vez, o aplicativo do projeto inicia um guia pelo itinerário escolhido, indicando os próximos pontos a serem visitados. O museu também prevê o oferecimento de visitas guiadas, nas quais os participantes podem visitar os laboratórios da Universidade, conhecendo, para além de onde e de como a ciência é produzida, quem a produz. O primeiro itinerário, já em funcionamento, é denominado “Trilha Epistemológica” e passa por 17 pontos narrando a história das diversas áreas de conhecimento presentes na Universidade. O próximo itinerário a entrar em funcionamento será a “Trilha da Luz”, que deverá passar por 6 pontos.

Os itinerários e seus conteúdos também podem ser acessados pela Internet (www.caminhos.ufscar.br).

Palavras-chave: Espaços educadores; Museu de Ciências; Museu virtual

Descrição: FABRÍCIO, T. M.; PEZZO, M. R. ; OLIVEIRA, A. J. A. . Caminhos do Conhecimento: a experiência de um museu virtual e ao ar livre nos espaços de produção da ciência. In: 15º Congreso de la RedPOP 2017 – CONEXIONES, nuevas maneras de popularizar la ciencia, 2018, Buenos Aires. 15º Congreso de la RedPOP 2017 – CONEXIONES, nuevas maneras de popularizar la ciencia – Libro de Memorias. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2017. p. 1073-1077.

BAIXE AQUI

Holler Box