Professores – Lato Sensu

O CURSODISCIPLINAS PROFESSORES INSCREVA-SE AQUI

PROFESSOR

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira

Coordenador – Departamento de Física/UFSCar

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi Vice-Reitor da UFSCar entre novembro de 2012 à novembro de 2016. Concluiu doutorado em Ciências (Física da Matéria Condensada) pela UFSCar em 1996. Atua no Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM). É Pesquisador Principal do CEPID FAPESP – Centro de Desenvolvimento de Materiais Multifuncionais (CDMF). Fundador e Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, laboratório voltado para o desenvolvimento de metodologias para divulgação científica. Os principais interesses são na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, e em Divulgação Científica. É responsável pelo blog de divulgação científica www.pordentrodaciencia.blogspot.com, editor e criador da revista eletrônica de divulgação científica Click Ciência (www.clickciencia.ufscar.br) e colunista do Ciência-Hoje On-line desde 2006.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/4640148190073166

PROFESSOR

Pedro Manoel Galetti Junior

Professor – Departamento de Genética e Evolução/UFSCar

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1975), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1979) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1984). É professor titular da Universidade Federal de São Carlos onde também foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2000-2004) e Vice-Reitor (2008-2012) da UFSCar. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2002-2004). Tem experiência na área de Genética e de Ecologia. Atualmente, mantém interesse na Genética da Conservação e na Ecologia Molecular, tendo com objeto de estudos, o grupo dos peixes e a mastofauna terrestre.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/7398754661670478

PROFESSOR

Maria Silvia de Assis Moura

Professora – Departamento de Estatística/UFSCar

Possui Graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (1989), Mestrado em Ciências Estatísticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística com ênfase em Séries Temporais atuando principalmente nos seguintes temas: função de transferência, séries temporais, ondaletas, processos localmente estacionários e ARIMA. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de São Carlos.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/9410151859448447

PROFESSOR

Alice Helena Campos Pierson

Professora – Departamento de Metodologia de Ensino/UFSCar

Possui graduação em Licenciatura em Fisica pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ensino de Ciências (modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de Ciências, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores. Desenvolve pesquisas abordando as relações Ciência-Tecnologia e Sociedade na educação científica.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/3749421379531019

PROFESSOR

Ernesto Chaves Pereira de Souza

Professor – Departamento de Química/UFSCar

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica e Ciência de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de materiais para dispositivos de armazenamento e conversão de energia, sensores e corrosão.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/1505400360366643

PROFESSOR

Débora Cristina Morato Pinto

Professora – Departamento de Filosofia/UFSCar

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1989), instituição em que defendeu mestrado em Filosofia (1994) e doutorado em Filosofia (2000), orientada pelo Professor Franklin Leopoldo e Silva. Realizou estágio sanduíche em Paris como bolsista PDSE CAPES 1997-1998.Atualmente é Docente do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos, (Associado 3) com atuação, desde 2002, no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, atuando nas subáreas de História da Filosofia Contemporânea, Filosofia da Psicologia e Metafísica. Realizou sua pesquisa no Mestrado e no Doutorado sobre Henri Bergson, especialmente sobre os temas da percepção, memória e inteligência na filosofia da duração. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre as relações entre consciência, duração, vida e moralidade. Leciona disciplinas e orienta trabalhos de iniciação científica nos Cursos de Filosofia e de Psicologia da UFSCar. Realizou estágio como professora visitante, no quadro do Master Mundus Europhilosophie, nas Universidade de Coimbra (2016) e Toulouse II (2008-2009).

Lattes – http://lattes.cnpq.br/1311151012002541

PROFESSOR

Mariana Rodrigues Pezzo

Professora – CCS/UFSCar e  LAbI/UFSCar

Possui graduação em Bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1999). Mestre e Doutora em Educação pelo PPGE – UFSCar. Foi Diretora de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Rádio UFSCar de 2001 a 2010. Atualmente, é Assessora de Comunicação da Reitoria da UFSCar e exerce também a função de Coordenadora Executiva do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Instituição (LAbI). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação social e educação, jornalismo, comunicação institucional, divulgação científica e cultura. É coordenadora de diversos programas e projetos de extensão na Universidade.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/4686352453726023

PROFESSOR

Tárcio Minto Fabrício

Professor – LAbI/UFSCar

Diretor de Conteúdo no Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), onde também desenvolve, por meio de parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), pesquisa de pós-doutorado acerca da percepção de pesquisadores sobre a atividade de divulgação científica. É biólogo e jornalista, Mestre em Ecologia pelo PPGERN-UFSCar e Doutor em Educação pelo PPGE-UFSCar, com tese na área de educação em ciências e relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. É um dos idealizadores do curso de especialização.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/9023039058406704

PROFESSOR

Reinaldo José Lopes

Professor – Folha de São Paulo

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006) e doutorado na mesma instituição (2012). Seu trabalho acadêmico concentra-se na análise da obra de ficção de J.R.R. Tolkien sob o prisma da teoria da tradução. Venceu em 2017 o Prêmio José Reis, o mais importante do país na área de divulgação científica. Foi editor de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo e hoje é repórter, colunista e blogueiro do jornal. É autor de cinco livros de divulgação científica: “Além de Darwin” (2009), “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” (2014), “Deus: Como Ele Nasceu” (2015), “Luz, Ciência e Muita Ação” (2016) e “1499: O Brasil Antes de Cabral” (2017), além de duas outras obras. Já colaborou com as principais revistas da área no país, como Unesp Ciência, Pesquisa Fapesp, Superinteressante, Scientific American Brasil, Ciência Hoje e Aventuras na História. Essa vasta experiência justifica a relevância e o privilégio de contar com sua participação.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/6474423061077393

INFORMAÇÕES

O CURSODISCIPLINAS PROFESSORES INSCREVA-SE AQUI