Disciplinas – Lato Sensu

DISCIPLINA

Introdução conceitual e às práticas de divulgação científica

Período: 09/03/2019 – 27/04/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 28

Ementa: Neste momento histórico em que são cada vez mais frequentes as tentativas de equiparar evidências científicas a opiniões e/ou preferências e, assim, também se tornam recorrentes os questionamentos sobre relevância e pertinência dos investimentos em Ciência e Tecnologia, a divulgação científica e/ou a comunicação pública da Ciência muitas vezes aparecem como estratégias necessárias à recuperação da legitimidade da Ciência e à conquista de apoio social ao empreendimento científico. Historicamente, no entanto, este é apenas um dos objetivos atribuídos à divulgação científica. Outros são o despertar de vocações e a formação de cientistas; a construção da possibilidade de uso do conhecimento científico na resolução de questões e problemas cotidianos; e, mais recentemente, o favorecimento da participação de cidadãs e cidadãos em processos de tomada de decisão que, cada vez mais, envolvem o conhecimento científico e tecnológico. Tais objetivos, embora se sucedam no tempo, não são necessariamente suplantados uns pelos outros, permanecendo todos presentes e válidos atualmente, ainda que as ênfases variem dependendo do momento histórico e, também, do enunciador.

Nesta disciplina, o objetivo é localizar esses objetivos historicamente, travando um contato inicial com a literatura sobre divulgação científica, bem como com iniciativas relevantes na área no Brasil e no mundo. Serão destacadas diferentes perspectivas existentes e, inclusive, a diverdidade de práticas agrupadas sob a alcunha de divulgação científica (e outras, como comunicação pública da Ciência, difusão, jornalismo científico etc.). Também serão abordados cuidados e procedimentos a serem adotados na prática da divulgação científica.

Professores: Mariana Rodrigues Pezzo; Tárcio Minto Fabrício.

DISCIPLINA

Mídia e Ciência

Período: 18/05/2019 – 06/07/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 26

Ementa: A disciplina configurará processo voltado à alfabetização informacional – relacionada ao acesso à informação e ao uso ético dessa informação – e à alfabetização midiática – relacionada à capacidade de compreender as funções da mídia; de avaliar como essas funções são desempenhadas; e de utilizar criticamente a produção midiática, bem como de, a partir dessa produção e de sua avaliação crítica, produzir materiais próprios. Serão desenvolvidas atividades teóricas – aulas expositivas, leituras, debates em sala de aula e seminários – sobre a temática da disciplina, acompanhadas por atividades práticas de avaliação da produção midiática disponível. São objetivos da disciplina: conhecer e discutir as funções/papéis atribuídos aos meios de comunicação nas sociedades democráticas atuais, particularmente no Brasil; relacionar tais funções e papéis àqueles atribuídos ao ensino das ciências e à divulgação científica, em uma perspectiva de complementaridade entre essas práticas; compreender as condições necessárias para o cumprimento efetivo das funções/papéis atribuídos aos meios de comunicação, no contexto específico da promoção da cultura científica; desenvolver postura crítica (abrangendo conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) em relação às informações de Ciência, Tecnologia e Inovação veiculadas na mídia, em sua relação com outras fontes de informação; desenvolver conhecimentos e habilidades relacionados à avaliação do desempenho da mídia à luz das funções/papéis esperados; desenvolver conhecimentos e habilidades relacionados à utilização e à produção de materiais midiáticos com conteúdo de CT&I.

Tópicos: 1. Conhecimento e compreensão das mídias e da informação: Funções e papéis da mídia e da informação em sociedades democráticas. Organização econômica da mídia (“indústria cultural”); 2. Conhecimento e compreensão das mídias e da informação: Processos de produção da notícia. Linguagem jornalística/midiática. Representação. Os diferentes atores envolvidos na produção das notícias de Ciência, Tecnologia e Inovação; 3. Alfabetização informacional, alfabetização midiática e formação para leitura crítica de mídia; 4. Conhecimento cotidiano. Conhecimento científico. Conhecimento escolar; 5. Educação para as mídias: a produção; 6. Educação para as mídias: o texto; 7. Análise das dimensões sociais, científicas e tecnológicas de notícias de CT&I; 8. Educação para as mídias: a recepção; 9. Educação para as mídias: formação para a crítica; 10. Educação para as mídias: formação para a prática.

Professores: Alice Helena Campos Pierson; Mariana Rodrigues Pezzo

DISCIPLINA

A filosofia e o desenvolvimento do saber. Racionalidades científicas e problemas epistemológicos.

Período: 07/03/2020 – 23/05/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 36

Ementa: Curso introdutório sobre temas gerais de Filosofia, concentrando-se nas relações entre ciência e conhecimento filosófico. Apresentação de problemas, conceitos e teorias, no curso da história, relativos aos objetivos, aos métodos e às finalidades do conhecimento humano, mostrando como ciência e filosofia se desenvolveram buscando respostas para esses temas. Apresentação de aspectos epistemológicos, ontológicos e éticos que atravessaram a história do conhecimento científico e filosófico.

1. Das questões radicais à confiança na razão: as origens da filosofia na Grécia. Filosofia e ciência na mesma trilha: racionalidade, linguagem e ética entrelaçadas;

2. Aristóteles e o modelo de Universo com base metafísica. A apropriação de seu pensamento pelo cristianismo – ciência, filosofia e religião;

3. O momento da crise na aurora da Modernidade: a queda de um modelo de universo como dissolução de um “mundo”. A Física como protagonista;

4. O problema do erro e a ênfase no método: o exemplo de Descartes. A Matemática Universal;

5. Racionalismo e empirismo como embate fundamental: as consequências da separação entre ciência e filosofia;

6. Modelos, paradigmas e revoluções na ciência. O século XIX e a Biologia como protagonista;

7. A consolidação das ciências humanas no século XX e a questão da pluralidade metodológica. Em busca de um modelo de cientificidade;

8. A filosofia contemporânea francesa e as interfaces com as ciências. Novos paradigmas e interdisciplinaridade;

9. Ciência, Filosofia e Ética Do financiamento às questões ambientais, as implicações políticas e sociais do conhecimento.

Professores: Débora Cristina Morato Pinto

DISCIPLINA

Divulgação científica e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade

Período: 29/02/2019 – 09/05/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 36

Ementa: O objetivo da disciplina é oferecer um panorama sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e a importância da compreensão dessas relações para o desenvolvimento de práticas, produtos e programas de divulgação científica que tenham como finalidade contribuir na formação de públicos letrados cientificamente e cientes quanto ao seu papel cidadão na tomada de decisões relacionadas a tais dimensões. A disciplina será dividida entre momentos de discussão e aprofundamento teórico e atividades práticas, levando em conta as próprias premissas do conteúdo que será abordado.

1. Ciência, Tecnologia e Sociedade: introdução e discussão de conceitos;

2. Movimento CTS: história e concepções;

3. O enfoque CTS na Educação;

4. CTS e Política;

5. Controvérsias sócio – científicas: aplicando alguns conceitos;

6. CTS e divulgação científica: de onde partimos;

7. CTS e divulgação científica: onde chegamos;

Professores: Tárcio Minto Fabrício

DISCIPLINA

Linguagens, práticas e produções em divulgação científica

Período: 03/08/2019 – 21/12/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 54

Ementa: A disciplina discutirá as mais diversas linguagens para utilização em atividades ou produtos de divulgação científica. De caráter majoritariamente prático, será um espaço laboratório para a elaboração de entrevistas, reportagens e outras produções em formatos diversos como textos, rádio e podcast e vídeos. Também será destinada à discussão e produção de mostras, exposições e atividades de divulgação em ambientes não formais e informais de aprendizagem como museus, centros de ciência, parques e outros espaços urbanos. Por fim, a disciplina auxiliará os alunos na escolha de temas e formatos para seus futuros trabalhos de conclusão de curso.

1. Introdução: Linguagens, práticas e produções em divulgação científica;

2. Produção textual em divulgação científica: Princípios e práticas;

3. Produção audiovisual: Rádio e podcast;

4. Produção audiovisual: Vídeos;

5. Territórios de divulgação científica: mostras, museus e outros espaços;

6. Apresentação das produções;

Professores: Mariana Rodrigues Pezzo; Tárcio Minto Fabrício.

DISCIPLINA

Decodificando a Biologia

Período: 09/03/2019 – 27/04/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 36

Ementa: Introduzir as ideias centrais da Biologia num contexto histórico e de complexidade biológica, fornecendo elementos teóricos e práticos para sua decodificação no processo de difusão e divulgação científica.

1. Filosofia e História da Biologia;

2. Darwin, seleção natural e a síntese dos processos evolutivos;

3. Níveis de organização biológica, da célula ao organismo;

4. Do indivíduo à comunidade; conceito de espécie e nomenclatura científica;

5. A crise da biodiversidade e o Antropoceno;

6. Restauração e reintrodução;

7. Era genômica

8. Epigenética. Uma nova síntese evolutiva?

9. Biologia Sintética e Bioética

Professores: Pedro Manoel Galetti Junior

DISCIPLINA

Um olhar sobre a Física

Período: 04/05/2019 – 06/07/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 36

Ementa:

1- A Física: da Antiguidade à Revolução Científica do Século XVII

2 – Eletromagnetismo e Óptica nos Séculos XVIII e XIX.

3 – Evolução do Calor, Termodinâmica e Mecânica Estatística.

4 – A Física no Início do Século XX.

5 – A Física Contemporânea.

Professores: Adilson Jesus Aparecido de Oliveira

DISCIPLINA

Comunicação baseada em dados

Período: 16/05/2020 – 04/07/2020

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 27

Ementa:

1) Dados, variáveis, fonte de dados, tipos de variáveis;

2) Amostragem e levantamento de dados;

3) Medidas resumos e gráficos para uma variável;

4) Medidas resumos e gráficos para mais de uma variável;

5) Risco. Risco Absoluto e Risco relativo;

6) Testes estatísticos. O que são? O que dizem? O que se pode concluir com eles? 7) Regressão linear. O que é? Interpretação dos resultados? Como e quando usar.

Professores: Maria Silvia de Assis Moura

DISCIPLINA

Metodologia de pesquisa, estudos e produções em Divulgação Científica

Período: 15/02/2020 – 04/07/2020

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 27

Ementa: A disciplina, em um primeiro momento, abordará questões teóricas relativas à metodologia de pesquisa na área de Comunicação, de maneira a qualificar os alunos para desenvolver projetos, pesquisas ou relatórios das produções como as que serão apresentadas como trabalhos de conclusão do curso. Ao longo da disciplina os alunos deverão elaborar seus projetos de trabalhos de conclusão de curso com acompanhamento dos professores. Posteriormente, tais projetos serão apresentados em um ciclo de seminários com a participação de outros professores do curso, para que agreguem sugestões e considerações aos projetos apresentados.

1. Metodologia de pesquisa: uma introdução;

2. Metodologia de pesquisa em comunicação;

3. Normatização: ABNT e APA;

4. Projetos de TCC;

5. Seminários.

Professores: Mariana Rodrigues Pezzo; Tárcio Minto Fabrício.

DISCIPLINA

Energia limpa e eletroquímica

Período: 28/09/2019 – 14/12/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 36

Ementa: Em breve…

Professores: Ernesto Chaves Pereira de Souza

DISCIPLINA

Pesquisa, pauta e texto de jornalismo científico em meios impressos e digitais

Período: 21/09/2019 – 07/12/2019

Modalidade de oferta: Presencial

Carga Horária: 36

Ementa: Os dilemas que confrontam a prática profissional do jornalismo neste momento de transição na maneira como as pessoas consomem e compartilham informação são ainda mais agudos no caso do jornalismo científico, o qual, bem antes da perda de recursos e influência da mídia tradicional, já precisava lidar com o desafio de fazer um bom trabalho com equipes reduzidas e dificuldade de alcançar um público mais amplo. Esta disciplina pretende oferecer aos alunos ferramentas para uma prática sólida do jornalismo científico nesse ambiente em mutação, com um olhar voltado tanto para o básico (boa apuração e bom texto) quanto para a integração dessas bases num ambiente multimídia.

Começando do essencial, os alunos discutirão como analisar um artigo científico isolado em busca de seu potencial noticioso, o peso que se deve dar às evidências contidas nele e como contextualizar tais dados para um público mais amplo; qual o caminho para enxergar conexões mais amplas entre uma área emergente de pesquisa, seus atores e seus impactos sociais e econômicos, de modo a trazer para o público uma visão da ciência que vá além do pontual; e quais as técnicas narrativas – primordialmente textuais, mas também visuais – que permitem um bom grau de sucesso em ambos esses objetivos.

Professores: Reinaldo José Lopes.

MAIS INFORMAÇÕES

O CURSODISCIPLINAS PROFESSORES INSCREVA-SE AQUI