Os “Caminhos do Conhecimento” configuram um museu interativo que transforma os campi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em um grande museu a céu aberto. Em um ambiente multiplataforma, o visitante tem acesso ao conhecimento por meio de aplicativo móvel e de totens espalhados pela Universidade. A ideia por trás do projeto, além de divulgar amplamente o conhecimento aos mais diferentes públicos, é levar o visitante até o local onde a Ciência é produzida, ampliando assim inclusive a relação entre a Universidade e a Sociedade.

Ao iniciar sua experiência interativa, o visitante tem acesso a trilhas com diferentes pontos de interesse, relacionados às diferentes áreas do conhecimento existentes na Universidade. O projeto também pode ser acesso em www.caminhos.ufscar.br.

VER NO ITUNES EXPERIMENTE A VERSÃO WEB
FUNCIONALIDADES

QR Code
Os pontos de interesse trazem sinais de QR Code com conteúdos interativos. Durante a caminhada pela trilha, os visitantes utilizam as câmeras de seus dispositivos móveis (tablets e celulares), apontando para os QR Codes para destravar e ter acesso aos conteúdos.

Realidade Aumentada
O visitante também pode visitar a UFSCar e conhecer os conteúdos com sua câmera utilizando a tecnologia de Realidade Aumentada. O funcionamento continua sendo simples e intuitivo: no aplicativo, após escolher o item “realidade aumentada”, o visitante aponta a câmera para diferentes direções enquanto observa o conteúdo informativo aparecendo na tela do aparelho. As informações estão situadas em diferentes regiões da Instituição. O resultado observado é uma mistura do espaço real que ele está presenciando ao fundo com uma camada virtual de informações que são adicionadas a essa espacialidade.

Para uma melhor experiência, recomendamos verificar:

– Se o serviço de localização está habilitado;
– Se a opção “utilizar rede sem fio” está habilitada;

Atenção! Para o devido funcionamento da Realidade Aumentada, o dispositivo deve ter acelerômetro, bússola e GPS.

“Caminhos do Conhecimento” é um projeto concebido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (www.www.labi.ufscar.br), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq).

Esse app “Caminhos do Conhecimento” está em sua primeira versão e foi desenvolvido com a ferramenta Unity Studio. Estamos trabalhando para melhorá-lo ainda mais. Participe com seu feedback para nos ajudar!