Um peixe muito colorido e com espinhos venenosos tem se tornado um problema na costa brasileira: é o peixe-leão (Pterois volitans), animal de origem indo-asiática, que veio parar no Oceano Atlântico provavelmente pelas mãos de um aquarista, na Flórida, Estados Unidos. Sem predadores naturais, a espécie exótica se alastrou para o Caribe e chegou ao litoral brasileiro, onde ameaça outras espécies. Um artigo com participação do biólogo Marcelo Soares, da Universidade Federal do Ceará (UFC), publicado no periódico Journal of Environmental Management em agosto, analisou a situação do peixe-leão em nosso litoral e propôs algumas soluções de manejo.

Vídeo baseado em reportagem da revista Pesquisa Fapesp.

Apresentação: Monyse Damasceno
Roteiro: Ana Monteiro e Tiago Marconi
Câmera: Mario Gonçalves Neto
Som: Lucas Stefanuto
Edição e animação: Bruno Ferreira
Arte: Henrique Matheus
Direção: Tiago Marconi
Idealização: Carla Augusta

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).