Uma pesquisa da Universidade de Bristol, no Reino Unido, constatou que a eletricidade estática de animais atrai carrapatos, que assim podem chegar aos hospedeiros sem qualquer esforço. Aves, répteis e mamíferos – incluindo o ser humano – acumulam carca elétrica na superfície de seus corpos devido ao atrito, mas as implicações ecológicas desse fenômeno são pouco conhecidas. Atravessar passivamente distâncias muito maiores do que a dimensão do seu corpo pode ser importante para os carrapatos, parasitas que causam vários danos à saúde dos hospedeiros. O artigo foi publicado no periódico Current Biology.

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).