Um famoso catálogo de estrelas de mais de 2 mil anos atrás foi descoberto sob um texto cristão sírio em um monastério egípcio. Trata-se do Catálogo de Hiparco, um matemático grego que transformou a astronomia ao unir cálculos à observação e descrição de padrões dos céus, que já eram feitas.

O texto apareceu quando pesquisadores – da Tyndale House, ligada à Universidade de Cambridge, no Reino Unido, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e da Universidade Sorbonne, na França – usaram luzes de diferentes frequências para iluminar o palimpsesto que estava no Monastério de Santa Catarina, na Península do Sinai. Palimpsestos eram papiros reutilizáveis, raspados para receber novos textos. Com o uso dessas luzes, o texto que havia sido raspado apareceu, em idioma grego e com coordenadas razoavelmente precisas da constelação Coroa do Norte. Cruzando mais algumas referências, os pesquisadores concluíram ser o famoso catálogo, cuja existência era questionada.

A série Fique Sabendo é uma parceria entre o LAbI UFSCar e o ICC (Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne).