O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) publica a partir de hoje (13) o webminicurso “Física para poetas – uma maneira diferente de conhecermos a Física”, voltado para o público geral e ministrado por Adilson de Oliveira, professor titular da UFSCar.

O curso, criado especialmente para a edição de 2022 da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se propõe apresentar a Física de uma forma diferente, evitando o uso de conceitos matemáticos e priorizando a discussão dos conceitos físicos a partir de elementos culturais, tais como a música, poesia, arte e cinema. Nesse sentido, conceitos complexos como relatividade, física quântica, entropia entre outros são abordados de maneira que se desperte o interesse dos alunos, mostrando que a física pode ser tão inspiradora e bela como outras formas de conhecimento.

São quatro aulas, divididas em duas ou três partes cada, num total de nove vídeos com duração entre 14 e 32 minutos, que serão publicados às terças-feiras, nos canais do Youtube do LAbI.