Na próxima quarta-feira (7/10), às 10h30, “Quarentena ao Vivo” recebe pesquisadores da área de Química para conversa sobre a indústria de fármacos no Brasil e no mundo

Acontece na próxima quarta-feira (7/10) nova edição do projeto “Quarentena ao Vivo”, com o debate intitulado “Medicamentos, vacinas, soberania e desenvolvimento: onde entra a Química?”. A conversa, a partir das 10h30, contará com a participação de Rodrigo Octávio Mendonça Alves de Souza, docente no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Kléber Thiago de Oliveira, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A pandemia de Covid-19 colocou em evidência um problema que, no entanto, não nasceu com ela: a imensa dependência do Brasil – e outros países – de insumos farmacêuticos produzidos na China e na Índia. No debate, os pesquisadores, todos atuantes na área da química medicinal e, também, de produtos naturais, apresentam em detalhes esse cenário e comentam como avanços em Ciência e Tecnologia podem levar à transformação desse cenário. Falam, também, do processo de desenvolvimento de vacinas no cenário de pandemia, e da busca por processos químicos mais adequados ambientalmente, dentre outros temas relacionados.

“Quarentena ao Vivo” é uma realização do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. O projeto é um desdobramento do podcast Quarentena, produzido pela equipe do LAbI e veiculado diariamente há mais de seis meses. As conversas do “Quarentena ao Vivo” são transmitidas pelas redes sociais do LAbI – Facebook e canal ClickCiência no YouTube –, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e as pessoas participantes podem interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

“Quarentena” e “Quarentena ao Vivo” têm o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além deles, o LAbI também já produziu uma grande quantidade de vídeos de divulgação científica no contexto da pandemia, e toda essa produção pode ser conferida no site do Laboratório, em www.labi.ufscar.br.