Na próxima segunda-feira, “Quarentena ao Vivo” recebe, às 16 horas, o epidemiologista Paulo Lotufo

Acontece na próxima segunda-feira (21/9) nova edição do projeto “Quarentena ao Vivo”, com o debate intitulado “A pandemia acabou? Pergunte ao epidemiologista”. A conversa, a partir das 16 horas, contará com a participação de Paulo Andrade Lotufo, epidemiologista, Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Diretor do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da USP.

Com tantas notícias apontando a possível desaceleração da pandemia no Brasil, de um lado, e a progressiva sensação de um retorno à normalidade mesmo com números diários de mortes ainda próximos do milhar, a ideia é promover uma conversa abrangente entre convidado e público, para que seja possível entender melhor os números divulgados, a relevância da manutenção de medidas de prevenção e, também, outros aspectos relacionados às manifestações da doença na população brasileira. Lotufo não só é uma referência em sua área de atuação, como também tem sido uma das principais vozes no debate público sobre o enfrentamento da Covid-19 no Brasil.

“Quarentena ao Vivo” é uma realização do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. O projeto é um desdobramento do podcast Quarentena, produzido pela equipe do LAbI e veiculado diariamente há seis meses. As conversas do “Quarentena ao Vivo” são transmitidas pelas redes sociais do LAbI – Facebook e canal ClickCiência no YouTube –, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e as pessoas participantes podem interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

“Quarentena” e “Quarentena ao Vivo” têm o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), ambos centros de pesquisa vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além deles, o LAbI também já produziu mais de 100 vídeos de divulgação científica no contexto da pandemia, e toda essa produção pode ser conferida no site do Laboratório, em www.labi.ufscar.br.