Projeto “Quarentena ao Vivo” receberá Bernardino Geraldo Alves Souto no dia 17 de agosto, às 10 horas

Acontece na próxima segunda-feira (17/8) nova edição do projeto “Quarentena ao Vivo”, com o debate intitulado “Que pandemia é esta? – Como conhecer, acompanhar, controlar e enfrentar a Covid-19 nos níveis global, nacional, regional e local”. A conversa, a partir das 10 horas, contará com a participação de Bernardino Geraldo Alves Souto, docente do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Presidente do Comitê de Controle e Cuidados em relação ao novo coronavírus da Universidade.

Souto é médico com mestrado em Medicina Tropical e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical. Especialista em Medicina Intensiva, Clínica Médica e Epidemiologia, atua especialmente em Medicina Geral Integral, Epidemiologia, Doenças Infecciosas, Medicina Intensiva, Clínica Médica, Vigilância em Saúde, Infecção Hospitalar, Educação Médica e Gestão Pública de Saúde. Na UFSCar, atua também junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica.

“Quarentena ao Vivo” é uma realização do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. O projeto é um desdobramento do podcast Quarentena, produzido pela equipe do LAbI e veiculado diariamente há cinco meses. Bernardino Souto é parceiro do podcast desde o seu início, primeiramente com quadro diário de perguntas e respostas sobre a Covid-19 e, mais recentemente, com entrevista semanal em que aborda em profundidade algum tema em evidência na mídia naquele momento.

No encontro do dia 17, a ideia é recuperar esta trajetória do docente nos projetos, abordando desde conceitos fundamentais de Epidemiologia, passando por diferentes estratégias de acompanhamento e enfrentamento da pandemia, até dúvidas do público relacionadas mais diretamente às manifestações individuais da Covid-19.

As conversas do “Quarentena ao Vivo” são transmitidas pelas redes sociais do LAbI – Facebook e canal ClickCiência no YouTube –, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e as pessoas participantes podem interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

“Quarentena” e “Quarentena ao Vivo” têm o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), ambos centros de pesquisa vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além deles, o LAbI também já produziu mais de 100 vídeos de divulgação científica no contexto da pandemia, e toda essa produção pode ser conferida no site do Laboratório, em www.labi.ufscar.br.