Projeto “Quarentena ao Vivo” compartilhará experiências de equipes de Saúde no dia 12 de agosto, às 10 horas

Acontece na próxima quarta-feira (12/8) nova edição do projeto “Quarentena ao Vivo”, com o debate intitulado “Saúde Mental e Pandemia: Experiências de equipes de Atenção Básica e Saúde Mental”. A conversa, a partir das 10 horas, contará com a participação de Alana Fornereto, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Ana Beatriz da Costa Franceschini, Diretora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRSIII); e Danielle Ferreira de Sousa, estudante de graduação em Terapia Ocupacional na UFSCar.

O debate acontece em uma parceria com a Mostra Virtual de Experiências no Enfrentamento à Covid-19, projeto de extensão coordenado por Fornereto, que integra o laboratório La Follia da UFSCar (Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental e Terapia Ocupacional). O objetivo principal da Mostra é permitir o compartilhamento das práticas adotadas durante a pandemia pelas equipes de Atenção Básica (especialmente nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF) e de Saúde Mental (nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS) da DRSIII, formada por 24 municípios da região central do estado de São Paulo. Com isso, espera-se não apenas valorizar o trabalho dessas equipes, mas também servir de subsídio para organização do trabalho em outras localidades brasileiras.

A Mostra será composta por vídeos de cerca de cinco minutos produzidos pelas equipes e encaminhados à comissão organizadora, que estarão disponíveis em breve em canal do YouTube e serão abordados também em evento programado para acontecer no dia 18 de agosto, das 9 às 11 horas, via Google Meet, para o qual as inscrições estão abertas por meio de formulário eletrônico. Alguns vídeos serão exibidos em pré-estreia no Quarentena ao Vivo, a partir dos quais o debate com as participantes deverá abordar a relevância dessas práticas, os desafios e oportunidades relatados pelas equipes e, também, os objetivos da iniciativa.

A Mostra Virtual está vinculada a outro projeto de extensão coordenado por Fornereto, que precisou ser adaptado com a emergência da pandemia. Intitulada “A Rede que se articula, sustenta cuidado em saúde mental: CAPS e NASF no desafio do compartilhar”, a iniciativa foi reestruturada na pandemia. Seu objetivo é contribuir para o processo de fortalecimento do cuidado em Saúde Mental executado pelos CAPS e NASF, com desenvolvimento e implementação de um plano de ação de forma colaborativa entre os atores envolvidos. Durante o distanciamento, encontros de educação permanente em Saúde estão sendo realizados de forma virtual, para manter vínculo com as equipes e continuar processos de trocas e aprendizagens entre os profissionais.

“Quarentena ao Vivo” é uma realização do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As conversas são transmitidas pelas redes sociais do LAbI – Facebook e canal ClickCiência no YouTube –, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e as pessoas participantes podem interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

O “Quarentena ao Vivo” é um desdobramento do podcast Quarentena, produzido pela equipe do LAbI e veiculado diariamente há quase cinco meses. Os projetos têm o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), ambos centros de pesquisa vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além do podcast, o LAbI também já produziu mais de 100 vídeos de divulgação científica no contexto da pandemia, e toda essa produção pode ser conferida no site do Laboratório, em www.labi.ufscar.br.