O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI – UFSCar) produziu em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), o vídeo “Ricardo Galvão – Uma história com o INPE”.

Ricardo Magnus Osório Galvão , diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), fala sobre a história da instituição e sua importância para áreas estratégicas do País como, por exemplo, os programas de monitoramente climático e de desmatamento da Amazônia.

Além disso, Galvão fala sobre os novos desafios científicos e tecnológicos que o INPE deve enfrentar nos próximos anos.

Confira aqui a reportagem no boletim da SBF.

Ricardo Galvão é graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, a unicamp, e doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, fellow do Institute of Physics e membro do Conselho da Sociedade Europeia de Física.

Com longa experiência acadêmica, iniciada em 1970 no INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, é livre-docente em Física Experimental na Universidade de São Paulo (USP) desde 1983.

Foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, entre outros cargos de gestão técnico-científica, como a presidência da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que exerceu de 2013 até ser nomeado diretor do INPE, em setembro de 2016.

Saiba mais sobre o LAbI clicando AQUI