Capítulo de livro compartilha a experiência do Laboratório Aberto de Interatividade com Divulgação Científica e narrativas de Ciência

Criado em 2016 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) já passou por fases diferentes em relação às estratégias de divulgação científica, mas uma característica permeia a trajetória do Laboratório desde a sua fundação: a busca por construir narrativas que promovam essa aproximação a partir de elementos familiares a esses diferentes públicos. Essa experiência agora está registrada no capítulo intitulado “Cultura científica e cibercultura: a experiência do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) com narrativas de Ciência nos espaços físico e virtual”, que integra livro lançado no fim de 2018, com o título “Produção e difusão da Ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares”.

A obra, publicada pela Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), reúne pesquisas e reflexões sobre a divulgação da produção científica e os desafios envolvidos, de autoria de pesquisadores de diferentes formações, áreas do conhecimento e regiões brasileiras. Mais especificamente, os trabalhos visam discutir fenômenos e processos que têm caracterizado a produção e a difusão da Ciência na cibercultura. Para tanto, os capítulos estão organizados em três eixos principais: Cultura científica, comunicação e cibercultura; Produção, difusão e comunicação científica; e Produção científica e processos formativos.

Inserido na primeira temática, o capítulo produzido pelo LAbI tem uma introdução teórica sobre cultura científica e outros conceitos relevantes à compreensão dos desafios e oportunidades presentes no contexto atual da Divulgação Científica. Em seguida, exemplifica como o Laboratório vem enfrentando esses desafios a partir de projetos selecionados, como as radionovelas de divulgação científica ; a série de videocasts da chamada “Trilha da Luz” , voltada às crianças; o concerto multimídia “Infinito em todas as direções”, uma parceria com a Orquestra Experimental da UFSCar; e produções pensadas especificamente para o diálogo com o público em redes sociais. A autoria é de Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física da UFSCar, Coordenador Geral do LAbI e Coordenador de Educação e Difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF); Mariana Rodrigues Pezzo, jornalista na UFSCar e Coordenadora Executiva do Laboratório; e Tárcio Minto Fabrício, pós-doutorando e Coordenador de Conteúdo do LAbI.

O livro “Produção e difusão da Ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares” tem organização de Cristiane Porto, Kaio Eduardo Oliveira e Flávia Rosa e pode ser adquirido online no site da Editora Universitária Tiradentes. As primeiras páginas da obra, incluindo sumário e apresentação dos capítulos, estão disponíveis no site da Editus.