O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), acaba de lançar mais uma produção voltada à ampliação da cultura científica no Brasil, desta vez voltada às crianças. A série “As aventuras de Ultravioleta e seu companheiro Fóton” é composta por seis vídeos em que personagens representados por bonecos de espuma passam por experiências cotidianas nas quais surgem questões relacionadas à luz que, para serem respondidas, demandam conhecimentos de diferentes áreas. Além da precisão de conceitos científicos, também houve cuidados pedagógicos no planejamento da série, como, por exemplo, o uso da redundância para favorecer a compreensão dos assuntos abordados.


Em “As aventuras de Ultravioleta e seu companheiro Fóton”, Clarice e seu cachorro Nub são a identidade secreta dos heróis Ultravioleta e Fóton que, com a ajuda de Guaraci, o Senhor da Luz, desvendam os mistérios que surgem nas aventuras que vivem com os amigos Helena e Luizo. Em cada episódio, uma área do conhecimento é mobilizada: os personagens lidam com questões relacionadas à Química (quimioluminescência), à Biologia (fotossíntese), à Astronomia (vida das estrelas), à Saúde (funcionamento e estrutura do olho), à Física (decomposição da luz) e à Microscopia (funcionamento do microscópio). Além dos conceitos, os episódios também abarcam questões relacionadas à diversidade e à inclusão, dentre outras temáticas consideradas relevantes na formação de crianças e jovens.

Os vídeos compõem a chamada “Trilha da Luz”, segunda trilha do projeto “Caminhos do Conhecimento”, espaço virtual e museu a céu aberto no Campus São Carlos da UFSCar, que busca aproximar pessoas de diferentes idades dos locais em que o conhecimento científico é produzido. A versão experimental havia sido lançada em 2015, durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na UFSCar. Agora, em nova plataforma, o projeto ganha a sua segunda trilha, que vem se somar à “Trilha do Conhecimento”, com 17 vídeos que introduzem o visitante a diferentes áreas do conhecimento presentes na Universidade.

Os seis novos vídeos, voltados ao público infantil, foram desenvolvidos a partir de projeto relacionado ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, que recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto TIM. As atividades começaram com um curso de formação de futuros professores de ciências (estudantes em cursos de licenciatura da UFSCar), que contribuíram com as ideias iniciais para os roteiros da produção. Todos os episódios podem ser conferidos em www.caminhos.ufscar.br [http://www.caminhos.ufscar.br/places/…].