Mariana Arias Avila Vera, professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (DFisio – UFSCar), fala sobre suas pesquisas relacionadas aos tratamentos para fibromialgia. Uma destas pesquisas investigou a melhora dos movimentos nos ombros das pessoas com fibromialgia quando submetidas a tratamentos com hidroterapia.

A investigação não conseguiu determinar uma alteração positiva nos padrões de movimentação dos ombros das pessoas participantes, no entanto, outros aspectos observados nas pessoas com fibromialgia tiveram melhoras significativas como, por exemplo, os quadros de depressão e ansiedade.

Mais informações aqui

ClickCiência é uma série de de vídeos de Divulgação Científica produzida pelo Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI – UFSCar). Os episódios apresentam pesquisadores das mais diversas áreas explicando seus campos de investigação.

Visite nossa página no Facebook