O Brasil está chegando ao fim da sua 14a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, em 2017, teve o tema “A Matemática está em tudo”. Criada em 2004, a Semana tem o objetivo de “aproximar a Ciência e Tecnologia da população”, mobilizando-a, “em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia”. Para tanto, na programação oficial estavam previstas mais de 6.500 ações, em todos os Estados do País.

Neste e no próximo ano, o Brasil celebra o Biênio da Matemática, com a realização inédita no País da Olimpíada Internacional de Matemática, em 2017, e do Congresso Internacional de Matemáticos, em 2018. Nos esportes, sempre que um país sedia grandes eventos como campeonatos continentais ou mundiais de modalidades específicas ou espetáculos como as Olimpíadas, há a expectativa de ampliação da visibilidade e do interesse por essas atividades, com o consequente despertar de novos talentos. Para as ciências, não é diferente! O Biênio e, dentro dele, a Semana Nacional com foco na Matemática, visam evidenciar a inserção no cotidiano de cada um de nós desta que, mais comumente, é vista como a grande vilã quando se trata de avaliarmos a qualidade da educação brasileira.

Mas, se fazer parte do dia a dia reflete em uma presença frequente nos meios de comunicação, a Matemática continuará distante de nós. A Semana Nacional até foi destacada, como agenda de eventos. Mas não vimos notícias sobre as pesquisas matemáticas; sobre a relevância desta, que é considerada a mãe de todas as ciências, para diferentes áreas da nossa vida; e, tampouco, sobre o homenageado desta edição do evento, o matemático brasileiro Jacob Palis. Está certo que, em quase todas as notícias publicadas neste e em quaisquer outros períodos, há conteúdos matemáticos; mas, considerando inclusive que esses conteúdos muitas vezes são mal compreendidos – como, notavelmente, os dados estatísticos –, talvez estejamos perdendo boas oportunidades justamente de mostrar como a Matemática não é um bicho de sete cabeças, e sim uma ferramenta fundamental para compreendermos e falarmos sobre o nosso mundo.

Sei bem que há uma resistência dos grandes veículos de mídia a olharem para si mesmos como portadores de uma função educativa, que atribuem exclusivamente às instituições escolares. Porém, eu entendo que, intencional ou colateralmente, eles exercem este papel, sendo muitas vezes a principal fonte de informações de seus leitores, ouvintes e espectadores. Assim, gostaria de ver, ainda que vez ou outra, um quadrinho como aqueles de “outro lado”, ou “saiba mais”, que explicasse a Matemática fundamental para compreender uma notícia!

Uma honrosa exceção precisa ser registrada: o Jornal da USP, que lançou a edição especial “A Matemática está em tudo”, produzida em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas (ICMC) da USP em São Carlos, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). A edição tem, sobretudo, uma bela pauta, que, a partir de um mesmo início de frase – “A Matemática que…” –, fala da Matemática que quase ninguém vê, que desafia a Educação, que invade os jogos, transforma vida, que você pode ouvir (em uma série de podcasts sobre o tema) e, finalmente, da Matemática pelos próprios matemáticos, em um conjunto de artigos escritos por pesquisadores. É material para mais de uma semana de diversão!

E, embora eu não tenha achado nenhum texto recente digno de nota sobre o homenageado, o matemático brasileiro Jacob Palis, tivemos na Folha coluna de Marcelo Viana sobre os 65 anos do IMPA, que Palis dirigiu de 93 a 2003 (e Viana dirige atualmente).

Boas leituras, e uma boa semana.