De 21 a 25 de agosto, integrantes da equipe do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar participam do 15 o Congresso da RedPOP (Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe), que acontece em Buenos Aires. Nesta edição, o congresso tem o tema “Conexões – Novas maneiras de popularizar a Ciência”.

No marco dos 10 anos do Laboratório, a Coordenadora Executiva do LAbI, Mariana Pezzo, apresenta essa trajetória no evento, contando como a equipe foi construindo uma metodologia própria para a disseminação do conhecimento junto a diferentes públicos ao longo desses anos. Já o Coordenador Geral do LAbI, Adilson de Oliveira, apresenta trabalho que tem foco na atuação específica junto ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), do qual é, além de pesquisador, Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento. Por fim, o Coordenador de
Conteúdo do LAbI, Tárcio Fabrício, compartilha com os demais participantes do evento a experiência e reflexões sobre o museu a céu aberto “Caminhos do Conhecimento”, implantado pelo Laboratório em 2015 em sua etapa piloto.

“No LAbI, nós sempre tivemos a preocupação com a produção de conhecimento sobre as atividades de divulgação científica que realizamos, tanto para o desenvolvimento do próprio Laboratório, quanto para que possamos deixar a nossa contribuição a essa atividade que é cada vez mais imprescindível. Participar do congresso tem justamente esse objetivo, além de aprendermos e conhecermos as experiências dos colegas. O tema desta edição é particularmente inspirador, já que, no LAbI, temos buscado o tempo todo maneiras inovadoras de difundir o conhecimento,
especialmente pela construção de narrativas que possam atrair diferentes perfis e, também, pela aproximação entre Arte e Ciência, buscando promover a cultura científica”, conta Adilson de Oliveira.

Mais informações sobre o congresso estão em www.redpop2017.com.

Laboratório Aberto de Interatividade
Holler Box